Cabanhas de Cachoeira prontas para a peleia na Expointer

Cidade está representada por 68 animais nos concursos de ovinos e bovinos


Cachoeira do Sul aposta as suas fichas em 68 animais preparados por 11 cabanhas para brigar por rosetas nos concursos de ovinos e bovinos da Expointer 2013, em Esteio.

A feira inicia neste sábado e segue até o dia 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, que concentra a elite da pecuária do país. São 7,75 mil bichos inscritos para a exposição.

A expectativa é positiva, pois o rebanho cachoeirense carrega genética de ponta e sempre conquista prêmios nos concursos da Expointer, que é considerada a principal vitrina da agropecuária na América Latina.

O médico veterinário Maximiliano de Carvalho Neves da Fontoura selecionou este ano 10 ovinos texel no plantel da Cabanha Geribá para apresentar aos jurados na pista de Esteio, a mais acirrada do Brasil. Neves da Fontoura possui 20 anos de experiência na seleção de ovinos texel, raça de corte que predomina no estado.

Cachoeira forte no gado de corte

Nos concursos de bovinos, Cachoeira está representada por três cabanhas na Expointer. No angus, a Catanduva escolheu sete ventres e três touros para a disputa das rosetas da raça, hoje uma referência na pecuária gaúcha.

Segundo o médico veterinário José Carlos Guasso, a Catanduva deve brigar por prêmios nos concursos, principalmente com um touro e uma vaca com cria ao pé, dois bovinos de três anos com pelagem preta. "São animais diferenciados e que chegam forte à feira", afirma Guasso.

No limousin, a Fazenda Boa Esperança se preparou ao longo do ano para pontear nos julgamentos da Expointer. "Estamos preparados. Temos animais de qualidade para brigar em Esteio e bem representar Cachoeira", frisa o pecuarista Cacaio Lima.

Além da Boa Esperança e da Catanduva, a Cabanha Dona Rosa está presenta em Esteio com ovinos, apresentando animais da raça brahman. As Fazenda Irapuá optou por não participar neste ano da Expointer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário