Mercado asiático foi aberto recentemente para a tequila mexicana
(Exportação da cachaça corresponde a cerca de 0,5% a 1% do total da produção)
– É um acordo que irá reconhecer também alguns destilados chineses. Estamos confiantes. O comércio entre Brasil e China tem aumentado – conta José Lúcio Mendes, diretor de marketing da Expo Cachaça, feira que acontece nesta semana no Mercado Municipal de São Paulo.
O grande foco da indústria é a Comunidade Europeia. A região, no entanto, tem exigências mais rígidas e pede denominações geográficas dos produtos, por exemplo. Hoje, apenas a região de Paraty, no Rio de Janeiro, e Salinas, em Minas Gerais, possuem a denominação.
A exportação da bebida corresponde a cerca de 0,5% a 1% do total da produção, um valor de 8 a 14 milhões de litros por ano. A cachaça já chega a 70 países, mas de forma pulverizada. O maior desafio do segmento é agregar produtores, majoritariamente microempresários, e combater a informalidade no segmento.
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