Produtores de tabaco gaúchos comemoram dia da categoria em Santa Cruz do Sul

Evento reuniu cerca de 1,5 mil pessoas no Parque da Oktoberfest

(Evento reuniu cerca de 1,5 mil pessoas no Parque da Oktoberfest e teve depoimentos de produtores)
 
A cidade de Santa Cruz do Sul (RS) comemorou, nessa segunda-feira, dia 28, o Dia do Produtor de Tabaco. O evento, que reuniu cerca de 1,5 mil pessoas no Parque da Oktoberfest, teve depoimentos de produtores, palestra do chefe executivo da Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (ITGA), Antonio Abrunhosa, e apresentações do grupo Os Colonos e da dupla Osvaldir e Carlos Magrão.

– O trabalho dos produtores gera riquezas para o Brasil. Na última safra, foram R$ 5 bilhões de receita bruta. Os produtores são os protagonistas desta história de sucesso – afirmou o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Werner.

– Se o Brasil chegou aonde está hoje, como segundo maior produtor e maior exportador por mais de 20 anos, é por conta do trabalho dos produtores, mola propulsora da economia de vários municípios da região Sul do país – disse o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke.

Com o objetivo de respaldar o trabalho do produtor e enfatizar a importância social e econômica da produção de tabaco, a ideia de criar o dia do produtor surgiu na assembleia da Itga, ocorrida na Argentina, em outubro do ano passado. No Brasil, a primeira oficialização ocorreu em março de 2013, quando foi promulgada pela Assembleia Legislativa gaúcha a Lei 14.208, regulamentando o Dia do Produtor. Em setembro, Santa Catarina também instituiu a data. Já na última semana, um projeto de lei foi aprovado no Paraná, instituindo a data também no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário