Vitara EFF é a Grande Campeã Mangalarga

No julgamento da raça, são avaliadas regularidade, resistência, comodidade e marcha
A égua Vitara EFF, do Haras Fazenda Alvorada, de Sentinela do Sul/RS (Box 2777), é a Grande Campeã fêmea da raça Mangalarga da 38ª Expointer. Os julgamentos de morfologia e andamento foram realizados no sábado (29), na pista de equinos do Parque Assis Brasil, em Esteio. Mais de 70 animais foram inscritos na competição. 
O animal tem quase cinco anos de idade e é filha da também Grande Campeã da Expointer Francesa da Guaciara. O criador Eduardo Faria Finco, presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), lembra que Vitara foi Campeã Reservada em 2014 e é resultado de um investimento que busca desenvolver grandes campeões. “O preparo profissional, uma grande apresentação e uma genética aprimorada são um somatório de qualidades que ampliam as chances de termos um Mangalarga vitorioso”, definiu.
Segundo o presidente do Núcleo Riograndense do Cavalo Mangalarga, Hugo Anélio Lipp Farias, o julgamento busca, no andamento, regularidade e resistência, assim como o rendimento da passada, comodidade e gesto de marcha. A morfologia observa os aspectos da raça, buscando o animal que reúne o que há de melhor nas características de cabeça, pescoço e tronco.
O mangalarga é o cavalo de sela brasileiro, surgido no esporte para a caçada e depois, pelas características, usado para o lazer e o trabalho no campo. A jurada da raça, Caroline Golin Porto, reforçou a dinâmica do andamento e padrão morfológico nacional como principais itens avaliados na competição.
A Campeã Reservada deste ano foi Ventania Mangabaia, da Fazenda Utopia, de Cambará do Sul/RS.
Fonte: Expointer/André Furtado/Cristina Lac
Foto: André Feltes

Nenhum comentário:

Postar um comentário